Os militantes do PCdoB que moram e atuam em Brasília reuniram-se neste sábado para avaliar o quadro político atual, apontar os caminhos para derrotar a extrema-direita e eleger uma nova direção.
Segundo a avaliação feita pela direção cessante do PCdoB/Brasília “o Brasil vive um momento grave de sua história. 34 anos depois do final da Ditadura Militar voltamos a ter um presidente da República de extrema direita. Bolsonaro foi eleito propondo retrocessos econômicos e sociais e mesmo assim contou uma vitória eleitoral expressiva no Brasil, no DF e também na região administrativa de Brasília”.
No DF, Bolsonaro teve 69,99% dos votos válidos no segundo turno, muito acima da média nacional e o maior índice da região Centro-Oeste.
“Apesar deste ambiente extremamente desfavorável, a votação dos comunistas nas zonas 1, 11 e 14 que compõem a área de atuação do PCdoB/Brasília cresceu particularmente na candidatura a Câmara dos Deputados. A candidatura da comunista Ana Prestes mostrou-se um acerto político permitindo a ampliação da área de influência do Partido e tendo contribuído para o esforço nacional de enfrentamento à clausula de barreira” destacou o documento que foi debatido na Conferência.
O documento também destacou a candidatura a distrital do comunista Ricardo Lucas, que mobilizou segmentos e setores de todo o DF, e colocou o PCdoB Brasília no debate sobre representatividade LGBTQI.

Durante a gestão 2017-2019, o PCdoB/Brasília também esteve presente nas atividades políticas em defesa da democracia e nas mobilizações contra os desmandos do governo Bolsonaro.
Os jovens comunistas de Brasília acompanharam e participaram dos debates no Congresso da UNE realizado em 2019 terminam o ano com uma vitória maiúscula das forças progressistas no DCE da UnB.
Com a UBM à frente, os comunistas participaram do Comitê DF de apoio à Marcha das Margaridas, também participaram ativamente, por meio da UBM e da UJS, do 8 de março com forte presença nas atividades que ocorreram na cidade.

Em seu documento final, os comunistas de Brasília apontaram como rumo “oferecer uma visão do nosso destino enquanto povo e nação”.

Segundo Fred Vazquez, presidente do Comitê cessante: “Somos obrigados e debater e propor soluções e caminhos para nossas cidades que levem em consideração anseios e necessidades, não apenas para os próximos dois ou três anos, mas tendo como objetivo as cidades que queremos nas próximas décadas e com o horizonte do centenário da capital do Brasil.
Nossa cidade luta por mais solidariedade, oportunidades e compromisso com a justiça e desenvolvimento. O PCdoB de Brasília pode, e deve, ter papel relevante nesta quadra histórica”.

No Conferência, o novo presidente do Comitê eleito foi o atual secretário de Comunicação do PCdoB/DF Gustavo Alves.

O novo comitê eleito é composto de 12 dirigentes:

Ana Prestes

Antonio Carpintero