Escolha uma Página

Diante das recentes declarações do governador Ibaneis Rocha no sentido de que não há mais nada a fazer em relação a pandemia do Coronavírus no DF, a não ser garantir assistência hospitalar e aguardar os que serão atingidos pela trágica COVID 19, chamamos todos os moradores do DF para se unir em torno de intensas medidas de Vigilância Epidemiológica.
Historicamente, todas as pandemias são enfrentadas com medidas clássicas de identificação de casos, rastreamento, acompanhamento e realização de quarentena dos casos infectados.
Hoje temos Unidades Básicas de Saúde com Equipes de Saúde da Família em todos os lugares do DF, aptas a agirem conforme as orientações da Vigilância Sanitária.
Entretanto essas medidas não foram implementadas no DF.
Até agora as ações oscilaram entre o isolamento social total ou lockdown e a flexibilização parcial e, nesse momento, acena-se para a abertura total do comércio e escolas a partir de 27 de julho, próximo. Essa atitude significa “jogar a toalha” ou “lavar as mãos”, já que a pandemia está sem controle no DF.
A situação é gravíssima em algumas regiões como, Jardim Botânico, Riacho Fundo II, Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga, Samambaia e Paranoá.
Todas as previsões consideram que estamos distantes do controle da pandemia, tanto no Brasil quanto no DF.
Temos muito a fazer pelo menos até dezembro, sem precisar recorrer a medidas intempestivas.
Milhares de vidas poderão ser salvas se os governantes seguirem a ciência, as autoridades sanitárias, locais, brasileiras e mundiais.

Comissão Executiva do PCdoB – DF
Em defesa da vida, da democracia e do emprego!
Brasília, 30 de junho de 2020.