Escolha uma Página

NOTA DO PCdoB SOBRE A CRISE NO DF

O Distrito Federal vive uma profunda crise fruto do desgoverno ultraconservador de Ibaneis Rocha e Celina Leão.

A Saúde Pública vive um dos momentos mais difíceis de sua história, a insensibilidade diante do sofrimento, da morte de crianças e demais entes queridos, com desaparelhamento são a marca deste governo. O DF convive com falta de atendimento para a população, desabastecimento de medicamentos, desrespeito aos servidores e denúncias constantes de assédio moral aos trabalhadores e trabalhadoras do IGES.

Enquanto o Governador compra helicóptero a população sofre com o transporte público, sobram atrasos, ônibus lotados e em péssimo estado de conservação. O GDF distribuiu 2 bilhões de reais para os empresários sob pretexto de subsidiar um déficit financeiro, sem que a sociedade tenha acesso à caixa preta que são as planilhas desse setor. É urgente, portanto, a luta por melhoria e transparência do transporte público do Distrito Federal

Outra área que também está sofrendo com o descalabro deste governo bolsonarista é a Educação. Professoras e professores são desrespeitados, desvalorizados, perseguidos e assediados. E não são casos isolados: a ofensiva contra o Sinpro mostra que o espírito autoritário do GDF e de Ibaneis são fruto de uma decisão política construída para atender os interesses dos mesmos setores que participaram da tentativa do golpe de 8 de janeiro. Está faltando comida nas escolas do Distrito Federal, e em um território desigual a merenda escolar para muitas famílias é a única garantia de segurança alimentar dos estudantes. Além disso, o projeto de escola cívico militar aprofunda a disputa ideológica que a extrema-direita apresenta para a educação, esse modelo autoritário e repressor tem afastado os estudantes da escola e causado conflitos na comunidade escolar, colocando em cheque o projeto político pedagógico das escolas e os princípios da gestão democrática, já existe no STF uma ação que busca a inconstitucionalidade desse modelo que, já foi desaprovado pela AGU.

É importante ressaltar que no governo de Ibaneis e Celina o Distrito Federal lidera em terceiro lugar o ranking de feminicídios no Brasil, a violência extremada contra às mulheres é um fenômeno que cresce em nosso território e deve ser enfrentado a partir de políticas públicas robustas e estruturantes.

O PCdoB manifesta sua solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação e da Saúde e se coloca ao lado do povo do DF, que tem sofrido com os desmandos e desatinos do governo Ibaneis e Celina.
O Brasil já derrotou o atraso nas eleições presidenciais de 2022, e nós estamos juntos com os setores que irão derrotar o atraso aqui no DF

Comitê do DF – PCdoB