Em um compromisso com a inclusão social e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou, nesta quinta-feira (16.05), a entrega de 28 vans adaptadas para municípios do Estado de Goiás. Com investimento de R$ 57,6 milhões, os veículos da estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS) beneficiarão as cinco regiões do país, visando ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.
A iniciativa representa uma inovação no atendimento socioassistencial, pois permitirá que as equipes do SUAS realizem ações proativas, protetivas e preventivas. A medida alcança pessoas em situação de vulnerabilidade em áreas distantes dos centros de atendimento tradicionais.
Segundo o ministro Wellington Dias, a iniciativa é resultado da parceria com o Congresso Nacional e visa garantir melhores condições de trabalho e de atendimento à população mais necessitada.
“O presidente Lula determinou que a gente, nessa parceria com os parlamentares, pudesse entregar equipamentos para fortalecer o nosso Sistema Único da Assistência Social”, afirmou. “Ter um MobSUAS, ir onde as pessoas estão, beneficiar uma pessoa com deficiência que precisa de transporte, é fundamental para a inclusão social e para a garantia de direitos”, destacou.
As vans, com investimento de R$ 310 mil cada, possuem acessibilidade universal. Serão utilizadas para transportar pessoas com deficiência, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade para os serviços de acolhimento e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Além disso, possibilitam a mobilidade das equipes do SUAS e facilitam a realização de visitas domiciliares e busca ativa em áreas mais distantes.
O chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do MDS, Gustavo Alves, representou o Ministério na entrega em Goiânia.
“Nósso ministério tem uma dívida com os municípios, que ficaram nos últimos 7 anos sem conseguir acessar todos os recursos a que tinham direito no SUAS. Esse é um primeiro passo para reconstruir a Assistência Social em todo o país e é a concretização do compromisso do presidente Lula e do Ministro Wellington com o resgate das políticas sociais” destacou Gustavo Alves.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MDS e o Congresso Nacional, demonstrando o compromisso conjunto dos poderes públicos com o bem-estar social da população brasileira.