Dezenas de militantes e amigos do partido compareceram à atividade no Gama

O Comitê do PCdoB da cidade do Gama reuniu dezenas de militantes, filiados e amigos na última semana em um evento histórico que contou com uma palestra do presidente regional da legenda no Distrito Federal, João Vicente Goulart, sobre o golpe de 1964, que acabou de completar 60 anos, e suas trágicas consequências sobre o Brasil e o povo brasileiro.

João Vicente, filho do presidente João Goulart, deposto pelo movimento golpista encabeçado por setores da cúpula militar de então, com o apoio explícito do imperialismo norte-americano, discorreu, como testemunha histórico daquele fatídico momento, sobre o significado do golpe, suas causas e consequências, enfatizando as mudanças estruturais que estavam sendo realizadas pelo governo Goulart, as chamadas reformas de base, entre as quais se destacavam a bancária, a agrária e a educacional.

Na avaliação de João Vicente, “o PcdoB do Distrito Federal deu uma demonstração não só de organização, como um começo de ciclos de palestras sobre o Brasil, sua história progressista, de avanços e retrocessos na direção de avanços sociais que nossos militantes, jovens , estudantes e sociedades em geral, tem a obrigação de conhecer”.

O presidente regional acrescentou que “a cidade do Gama mostrou que é possível fazer um ato político, cultural e musical que atraiu vários partidos, amigos, camaradas e companheiros, a momento de construção unitária, em harmonia, paz e resistência”.

O ato, político e cultural, foi coordenado pelo presidente local do PCdoB, Jairo Mendonça, que também é músico. Segundo ele, “a atividade político-cultural na República Popular e Democrática do Gama foi um grande êxito. Nós, da direção do partido no Gama, queremos agradecer, de forma especial ao nosso presidente João Vicente Goulart pela disponibilidade e ajuste na agenda para participar de forma tão simpática e carinhosa e nos brindar com tema tão importante para a democracia e caro à sua trajetória de vida”.

Jairo também fez um agradecimento especial aos companheiros Eder Alves de Souza Brant, morador do Gama, e dirigente regional do partido, pelo apoio à iniciativa, como também ao secretário de Organização regional, Jorge Gregory, que também compareceu ao ato e discursou para os presentes sobre a importância da iniciativa para o fortalecimento do PCdoB em Brasília.

Eder Brant, atual secretário regional de Finanças, ao cumprimentar os camaradas pelo evento, afirmou que  “a base do Gama demonstrou sua capacidade de mobilização e com todos os seus quadros e militantes com tarefas na organização do evento. Essa atividade foi a máxima demonstração de unidade da base do Gama que não valoriza a formação de grupismo e nem do voluntarismo. Em todo esse período de militância, tenho certeza de que o principal ensinamento de Zé Antônio, Chico e também do nosso camarada Clarete, foi a disciplina partidária”, concluiu.

Gregory, por sua vez, ressaltou o exemplo dado pela direção do partido no Gama, destacando “a necessidade de que atividades com esse formato sejam reproduzidas em outras regiões de Brasília, pela sua capacidade de fortalecer o partido e suas lutas aqui na Capital”.

Numa demonstração de revigoramento do partido no Gama, durante o ato político e cultural foram anunciadas novas filiações de valorosas lideranças da cidade: Allanna Helen, Vianer Maia, Eliani Ferreira, Rejane Luna do Nascimento Souza e Josimary Maria Januário Bastos.