Escolha uma Página

O PCdoB do Distrito Federal repudia o assassinato da Ialorixá Maria Bernadete Pacífico, coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos e ex-Secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, na Bahia, ocorrida em 17 de agosto de 2023.
A execução de Mãe Bernadete ocorreu de forma covarde em sua residência, no Terreiro de Candomblé da comunidade. Ela era uma liderança política e religiosa do Quilombo Pitanga dos Palmares, que lutava contra a violação de direitos humanos, a intolerância religiosa e cobrava das autoridades punição para os responsáveis pelo assassinato de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, acontecido em 2017.
Este covarde assassinato também foi motivado pela luta corajosa e incessante de Mãe Bernardete pela demarcação das terras do Quilombo Pitanga dos Palmares.
Somos solidários aos seus familiares e à comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares, que mais uma vez são vítimas dessas barbaridades. Exigimos do Estado e dos poderes constituídos apuração célere para identificar os responsáveis e que seja feita punição exemplar dentro do rigor da lei.
Vidas Negras Importam!
Mãe Bernardete, presente!!!

Brasília, 19 de agosto de 2023
Comissão Política do PCdoB – DF