Escolha uma Página

A Comissão Política do PCdoB-DF, reunida no último dia 05 de fevereiro de 2022, analisou a realidade política do DF e do país, traçou as diretrizes iniciais para a construção do seu projeto eleitoral, e aprovou a seguinte resolução:

1) Entramos no período final deste  do governo Bolsonaro, que já avisávamos que seria desastroso, incompetente e irresponsável. O Brasil e o DF enfrentam um cenário de destruição da economia, dos empregos, do meio ambiente, das políticas públicas e de extrema incompetência no enfrentamento à pandemia. Esse governo combina um conjunto de fatores negativos com uma visão negacionista que tem levado milhares de famílias a perderem seus familiares, amigos e entes queridos.

2) Esse cenário nos impõe a necessidade de construirmos as condições para pôr fim a este governo de destruição do país. É preciso retomar um projeto de desenvolvimento nacional avançado, ancorado em um programa que expresse os interesses da maioria do povo. Por isso a construção da Federação de Partidos, uma grande conquista democrática que contou com o inequívoco protagonismo do nosso PCdoB. Junto com a Federação, a isso a construção de uma Frente Ampla são fatores fundamentais para o êxito na batalha central que são as eleições de outubro deste ano.

3) No DF, a construção da Federação nos traz um novo vértice de esperança para derrotarmos Bolsonaro e seus defensores e defensoras no âmbito local. A construção da Federação irá reunir num mesmo espaço político gestores(as) e lideranças com grande experiência e com capacidade de levar o DF novamente a um caminho de fortalecimento de direitos, de geração de empregos, de desenvolvimento e com enfrentamento concreto aos desafios que temos em nossa terra.

4) Nosso esforço deve se centrar também na construção de uma ampla unidade das forças que se opõem à Bolsonaro e seus(suas) candidatos(as) ao GDF, se possível ainda no primeiro turno, o que implica em transpor obstáculos para superar contradições ainda existentes entre os atores e forças políticas do nosso campo. Ao mesmo tempo em que disponibilizamos quadros históricos do Partido para a construção de candidaturas majoritárias como o lançamento das pré-candidaturas de João Vicente Goulart a Governador do Distrito Federal e a de Ana Maria Prestes para o Senado Federal. Temos claro que só é possível contribuir para a disputa também disponibilizando nossos nomes para essa composição.

5) Para a construção do nosso projeto proporcional, é importante registrarmos que, além da própria lógica da federação implicar em um número reduzido de candidatos e candidatas para cada um dos partidos que a integram, houve também uma redução no limite máximo de candidaturas proporcionais que cada chapa pode lançar. Até 2020, o limite era de 150% o número de cadeiras em disputa. Este ano, porém, o limite está fixado em 100% do número de cadeiras mais uma vaga. Ou seja, são 25 vagas na chapa de deputados(as) distritais (ante 48 em 2018) e 9 na chapa de deputados(as) federais (ante 16 em 2018).

6) Vamos concentrar nossos esforços para recuperar as cadeiras do PCdoB na Câmara dos Deputados e na Câmara Legislativa. O nosso projeto proporcional deve ser construído de forma a convergir para a realização destes objetivos, para o que devemos escalar as lideranças que reúnem atualmente as melhores condições de superar as linhas de corte projetadas para as chapas de federal e distrital.

7) O nosso projeto deve levar em conta, ainda, o perfil da própria Federação e das chapas que ela tenderá a apresentar. Por esta razão, e considerando o necessário aprimoramento de métodos e práticas no planejamento estratégico eleitoral a decisão acerca do projeto que apresentaremos se dará após a definição da federação, e de uma análise concreta e minuciosa da correlação de forças e das reais possibilidades que ela apresenta para o PCdoB. Neste sentido, a Comissão Executiva do PCdoB – DF deve orientar a construção das pré-candidaturas, desde as estratégias eleitorais, até a alocação de quadros dirigentes e para fortalecê-las, de acordo com os critérios definidos pelo Comitê Estadual e sua Comissão Política, e em diálogo com as coordenações das pré-campanhas. Tão logo seja aprovada a Federação, reuniremos o Comitê Estadual para deliberarmos sobre o nosso projeto.

8) Além da construção do projeto eleitoral, é uma tarefa de todos e todas as comunistas o debate e as comemorações do Centenário do PCdoB, neste ano de 2022. Mais do que uma efeméride, o Centenário é uma oportunidade de atacar as décadas de infâmias e mentiras perpetradas pelas forças fascistas contra os(as) comunistas. É preciso que ações políticas e na Comunicação sejam priorizadas nesse momento. 2022 é uma daqueles anos que valem por décadas. O PCdoB-DF está fortalecido e preparado para enfrentar os desafios desse ano. Vamos derrotar o fascismo e todos os seus caudatários, no DF e no Brasil!

 

05 de fevereiro de 2022.

 

COMISSÃO POLÍTICA DO PCdoB-DF