Regina Viola foi uma grande amiga. Ela é a mãe de Naná e Paulinha, e também foi por muitos anos a companheira de Nelson Chaves, dirigente do MR8.

Uma guerreira, com quem tive oportunidade de trabalhar na Secretaria do Trabalho do GDF e à frente da Federação das Mulheres do Distrito Federal. Sempre disposta e muito alegre, percorríamos as cidades satélites, no seu velho fusca azul, organizando as mulheres por direito à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação e pelo fim da violência à mulher.

Regina deu uma enorme contribuição pelo direito à saúde da mulher. Médica, foi da Coordenação de Saúde da Mulher no Ministério da Saúde. Fez parte da Coordenadoria da Mulher no Ministério da Justiça e, como Coordenadora de Segurança e Medicina do Trabalho na Secretaria de Trabalho de Brasília, criou normas para a defesa do trabalho feminino.

Regina Coeli Viola nos deixou nesta madrugada, segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, vítima da Covid-19. Nossa maior homenagem à Regina é prosseguir sua luta pela vida e pelo fim do obscurantismo que infelicita a população brasileira. Nesses tempos de pandemia, Regina seguirá como exemplo para todos nós, homens e mulheres, que continuaremos a trilhar o caminho por dias melhores para o nosso povo.

Eliana Reis

Publicado orginalmente no site Hora do Povo