Escolha uma Página

Na primeira reunião virtual realizada pelo Comitê Regional do PCdoB /DF, a direção dos comunistas aprovou uma resolução política que avaliou o quadro político atual do DF, que enfrenta o vírus da Covid-19 e também as ações irresponsáveis de sabotagem da Saúde público por parte do governo Bolsonaro.

A resolução foi debatida ao longo de quase 7 horas de reunião com a presença de dirigentes de todas as cidades e de todos os segmentos e frentes de atuação.

Também foi aprovada uma resolução organizativa e de planejamento que irá nortear as ações do Partido até as eleições de 2022.

Veja abaixo a íntegra da Resolução Política:

 

PCdoB-DF EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA VIDA, DA SAÚDE, DOS SALÁRIOS E DO EMPREGO!!!

 

Em defesa da Vida e da Saúde

A pandemia da Covid-19 trouxe uma realidade dramática para a humanidade, com a paralisação de atividades econômicas, sociais, esportivas e culturais.

Pesquisadores de todo o mundo tentar achar tratamentos e protocolos contra esta terrível doença, países trocam informaçãoes e tentar se articular através das recomendações da Organização Mundial da Saúde. A excessão é a ultra-direita que atua na contramão destes esforços. Um exemplo é o comportamento dos EUA que se aproveitam criminosamente da pandemia para ações agressivas contra nações soberanas e se comportam como piratas ao confiscarem insumos de saúde de outros países.

Estamos enfrentando um inimigo muito perigoso, com letalidade alta e que atinge todas as regiões e setores econômicos: comércio, indústria, agricultura, educação, micros, pequenas e médias empresas, autônomos e trabalhadores. É essa realidade que temos que enfrentar.

Além da Covid-19, o DF enfrenta também as ameaças sanitárias geradas pelas ações irresponsáveis, ineptas e criminosas de Bolsonaro. Ele e seus apoiadores promovem aglomerações e tumultos sabotando as medidas de controle da quarentena.

O boicote permanente às tentaivas do Ministério da Saúde de dar combate à pandemia baseado em critérios científicos é a razão da troca de dois ministros da pasta. É a materialização da política do “E Daí?”.

Bolsonaro, além de patrocinar o caos e o descumprimento das normas sanitárias, vive encurralado pela possibilidade dos crimes de seus filhos serem descobertos pela Polícia Federal, e por esse motivo rifou Sérgio Moro do cargo do Ministério da Justiça. Assim, vai diminuindo ainda mais o seu apoio político.

No Distrito Federal, O PCdoB apoia todas as medidas que reforçam o distanciamento social enquanto recupera-se o sistema de saúde e promove-se as testagens em massa. As eventuais medidas de liberação de funcionamento das atividades econômicas devem estar associadas, sempre, a protocolos sanitários rígidos e a redes eficientes de fiscalização, inclusive com a participação da população, de modo a defender a saúde e a vida dos brasilienses.

Além de apoiar as regras de isolamento social, o PCdoB também está atuando no enfrentamento da crise através de seus quadros que atuam no GDF para defender a vida do nosso povo. Temos a responsabilidade de apoiar, em todos sentidos, o camarada João Pedro Ferraz, em quem depositamos confiança e apoio, na implementação de políticas da Educação, área tão estratégica do governo.

Nossa atuação tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino público na capital do país, colocando-a entre as regiões mais bem avaliadas do país nessa área essencial ao desenvolvimento social e econômico do Distrito Federal.

E nessa quadra histórica devemos ter uma especial atenção às políticas de proteção de nossa juventude, a partir das orientações emanadas das autoridades sanitárias, balizadas, sempre, nas normas da OMS.

Ressaltamos a importância da interlocução da Secretaria com os membros do partido que atuam na área de Educação, especialmente com o Organismo de Base dos educadores comunistas.

Estamos também apoiando a atuação dos camaradas que se encontram em outras áreas do governo, notadamente na Secretaria de Estado do Trabalho, para o fortalecimento das políticas de emprego e renda e delas decorrentes.

Merecem um registro especial a heróica e valente contribuição dos comunistas que atuam no sistema de Saúde e colocam suas vidas em risco em nome da coletividade.

 

As lutas do PCdoB/DF

A atuação do PCdoB/DF se pauta principalmente pelos princípios de:

1 -Salvar vidas;

2 -Servir ao povo;

3- Defender a democracia;

4-Defender a Frente Ampla de Salvação Nacional;

A partir destes princípios, o PCdoB/DF dedica-se a: apoiar os movimentos de solidariedade que se espalharam pelo DF e Entorno, reforçar a organização do Partido nas cidades, dar um salto de qualidade na formação e trazer a política de contribuições e finanças ao patamar necessário para a realização de atividades em defesa da Democracia.

Por fim, abrirmos um canal importante de diálogo com a sociedade através de debates ao vivo nas redes sociais ampliando a difusão de nossa política e nossos ideais.

 

Em defesa dos Salários e do Emprego

Seguimos lutando de todas as formas possíveis para que o auxílio emergencial, aprovado no Congresso Nacional graças à luta ampla da oposição, quando se destacou a bancada do PCdoB, chegue às mãos de quem mais precisa.

Além disso mantemos nossa luta em defesa da agricultura familiar. No Distrito Federal ela representa 75% do total de produtores rurais instalados na capital do país, de acordo com dados da Codeplan.  A política do GDF de realizar a compra das merendas escolares originárias da Agricultura Familiar, é fundamental para a garantia da renda desses trabalhadores e alimento aos alunos carentes.

Também temos clara a necessidade da luta pela valorização do papel do Estado e dos servidores públicos.  Há uma permanente ameaça aos servidores pelo governo Bolsonaro que culpa e sacrifica os servidores públicos em todas as suas ações econômicas.  Os servidores e servidoras estão na linha de frente do combate à Covid-19 e de defesa da sociedade diante da Pandemia sofrem perseguições, reduções de salários e retirada de instrumentos de trabalho.

Valorizar o serviço público é fundamental para o desenvolvimento do país e se torna ainda mais importante nesta crise sanitária a fim de desenvolver pesquisas e garantir segurança social e alimentar.

Em defesa da Democracia

Mais do que nunca é preciso construir uma ampla frente de salvação nacional, em defesa da vida, da democracia, do emprego, da renda e do Brasil. E aqui, no Distrito Federal, é nossa tarefa construir uma frente igualmente ampla para enfrentar o bolsonarismo.

A união das forças políticas no nosso Distrito Federal, deve, sem dúvidas, ser focada em um primeiro movimento de resistência ao Bolsonarismo. E deve também ser a mais ampla possível.

O PCdoB tem sido responsável e mantido diálogo com todas as forças do campo democrático para alertar que a aproximação com o projeto fascista de Bolsonaro é o endosso a um projeto mensageiro da morte.

Nosso desafio central é a manutenção da democracia, para que quando tivermos superado este momento de grave crise sanitária possamos mirar o nosso caminho para enfrentar as eleições de 2022 nas melhores condições.

No Brasil e no DF, a questão central é a luta pela democracia e a união de todas as forças políticas e lideranças comprometidas com o objetivo de manter e ampliar os espaços de participação política da sociedade e de resistir a todas as tentativas de restringir os espaços democráticos já conquistados.

Comitê do PCdoB/DF

Brasília (DF), 16 de maio de 2020