Escolha uma Página

Atualmente o Brasil com uma população que ultrapassa os 220 milhões de habitantes, a implantação de um Programa de Renda Básica Emergencial para todas as famílias, urbanas e rurais, que têm como fonte de renda ocupações por conta própria ou renda rural de economia familiar é de uma importância significativa nas vidas de milhões de brasileiros. Segundo os dados estatísticos, temos no país, aproximadamente 77 milhões de brasileiros na linha da pobreza.
O Cadastro Único, que é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, possui hoje 36 milhões de inscritos, isso sem computar os brasileiros e brasileiras que se enquadram no perfil e que ainda não foram cadastrados.
As políticas neoliberais apresentadas como eficientes e necessárias, estão hoje em xeque no mundo inteiro com o fracasso das respostas ao combate e prevenção da pandemia do coronavírus.
Com o avanço da pandemia, ficou evidenciada a maldade, o despreparo e perversidade do presidente da República e do seu office boy do mercado financeiro e da bolsa, o ministro da economia, cujo receituário de terra arrasada é a retirada total do papel do Estado no fortalecimento das políticas públicas e dos setores estratégicos para o desenvolvimento soberano de nossa pátria.
As políticas neoliberais mostram-se ineficientes para combater e prevenir o avanço do coronavírus. O fracasso do receituário neoliberal é uma oportunidade única para denunciar e desmascarar a falência dos seus fundamentos ideológicos que até então o sustentavam. O capital avança de forma impiedosa com as privatizações e a recomendação dos cortes dos investimentos nos setores estratégicos do sistema de saúde.
A pandemia do coronavírus desnuda de forma cabal a farsa do capitalismo, da política neoliberal, e do chamado “deus mercado”. Hoje no mundo inteiro a população clama por um tratamento digno e justo, que só um sistema forte de saúde pública e universal pode responder ao clamor da população no enfrentamento e prevenção dos efeitos do coronavírus. A jornalista Naomi Klein com toda razão afirma: O Coronavírus é o perfeito desastre para o capitalismo do desastre.

* Carlos Décimo é Engenheiro de Pesca, Artista Plástico e atual Secretário de Quadros do PCdoB/DF