Escolha uma Página

A ex-deputada federal (PCdoB-RS) e candidata a vice-presidenta na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018, Manuela d’Ávila, aparece entre as 12 personalidades no cenário politico brasileiro.

 

O instituto Datafolha elaborou um ranking com o grau de prestígio de cada um deles, informa o jornal Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, são, na maioria, nomes que foram cogitados como possíveis candidatos na próxima eleição presidencial.

“Numa escala de zero a 10, onde zero significa nada confiável e 10 totalmente confiável, os brasileiros foram solicitados a atribuir uma nota para 12 personalidades que têm flertado com o tema recentemente”, esclarece a Folha.

Manuela d’Ávila aparece com nota 24, somando o grau de confiança alto (7) e médio (17). No mesmo bloco aparecem o governador paulista João Doria (PSDB), também com nota 7 para grau alto e 20 para médio; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 7 para alto e 18 para médio. Abaixo de Manuela d’Ávila aparece o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AC), com nota 3 para alto e 14 para médio.

A nota de Manuela d’Ávila está ligeiramente abaixo das de nomes como Ciro Gomes, com 11 para alto e 22 para médio; e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), com 10 para alto e 21 para médio; e Marina Silva, com 9 para alto e 23 para médio.

Com grau baixo de confiança, nesse grupo, as notas têm pouca variação: Ciro Gomes 64; FHC 67; Marina Silva 65; João Doria 69; Rodrigo Maia 70; Manuela d’Ávila 70; e Davi Alcolumbre 73.

No topo da lista está o ministro da Justiça Sérgio Moro (23 médio, 33 alto e 42 baixo), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (16 médio, 30 alto e 53 baixo), o presidente Jair Bolsonaro (22 médio, 22 alto e 55 baixo), o apresentador da TV Globo Luciano Huck (21 alto, 22 médio e 55 baixo) e o vice-presidente Hamilton Mourão (12 alto, 21 médio e 62 baixo).

Fato relevante

O que chama a atenção é que Moro, com toda a exposição midiática desde que surgiu como chefe da estridente Operação Lava Jato, tenha pequena diferença em relação ao seu alvo, duramente perseguido pelo grupo de Estado exceção que se instalou em Cuririba. Outro fato relevante: Lula aparece acima do presidente Bolsonaro.

Como comentou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), em seu Twitter, “a notícia não é que Moro lidera”. “É que, após passar 4 anos sendo abanado pela mídia, Moro empata com Lula, que foi pintado como bandido pela mesma mídia. E Bolsonaro, que acaba de ser eleito e já está desmoralizado, perdendo para ambos.”

Orlando Silva@orlandosilva

A notícia não é que Moro lidera. É que, após passar 4 anos sendo abanado pela mídia, Moro empata com Lula, que foi pintado como bandido pela mesma mídia. E Bolsonaro, que acaba de ser eleito e já está desmoralizado, perdendo para ambos. https://twitter.com/OGloboPolitica/status/1213802036598394880 

O Globo Brasil@OGloboPolitica

Sergio Moro (@SF_Moro) tem 33% de alta confiança, Lula (@LulaOficial), 30%, e Bolsonaro (@jairbolsonaro), 22%, aponta Datafolha. https://glo.bo/2QQ4o4X 

Ver imagem no Twitter
Publicado originalmente pelo Vermelho