Escolha uma Página

A União Nacional dos Estudantes, UBES, ANPG em conjunto com as Frentes Povo Sem Medo e  Brasil Popular, e demais movimentos sociais, convocaram para o dia 05 de novembro, ato nacional “Basta de Bolsonaro – justiça por Marielle, direitos e democracia”

A mobilização ocorre após o deputado Eduardo Bolsonaro, líder do PSL na Câmara e filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmar que o governo pode criar um “novo AI-5” em reação a eventuais protestos.

O Ato Institucional número 5, citado por Eduardo Bolsonaro, foi editado em 1968 e resultou em perseguições políticas, censura, fechamento do Congresso, endurecimento da repressão e institucionalizou torturas e assassinatos.

Os manifestantes também questionam os recentes “ataques aos servidores públicos, a tentativa de extinguir o Sistema Único de Saúde (SUS) – essencial para a classe trabalhadora e os mais pobres”.

Também criticam as tentativas de privatização das escolas e universidades públicas e a perseguição aos professores. Além das tentativas de reduzir os direitos dos servidores públicos.

Outro ponto levantado pelos organizadores do ato está os recentes indícios de participação do presidente no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, no 14 de março de 2018.

Ato dos estudantes na Rodoviária do Plano Piloto